Julimar Hilarino assume Secretaria de Saúde de Davinópolis

Em solenidade bastante concorrida na manhã desta quarta-feira (7), o vereador Julimar Hilarino (PTB) assumiu, novamente, à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Davinópolis. O evento ocorreu no pátio da Unidade Básica de Saúde Clésio Fonseca, no Centro.

Prestigiaram a cerimônia de posse, o vereador-presidente da Câmara Municipal, Raimundo Nonato (PRB), o Coquim; os vereadores Jaciêlde Carvalho (PSD), Manoel Botelho (PCdoB) e Francisco Bruquei (PROS); o presidente do PTB de Imperatriz, Nonato Costa; a primeira-dama, Marinalva Barbosa; o vice-prefeito Rubem Firmo e o prefeito Ivanildo Paiva.

Também estiveram presentes os secretários municipais Ires Carvalho (Educação), Gessivaldo Cavalcante (Administração); a chefe de Gabinete Neudi Simão, a Neudi do Lima; o coordenador do CRAS, Francisco Nunes; o coordenador do DMT, Valdir Gomes; profissionais da saúde, lideranças sindicais e comunitárias de Davinópolis.

Na ocasião, o prefeito Ivanildo Paiva enalteceu o trabalho realizado pelo ex-secretário Josivan de Sousa, o Ziva, que “desempenhou com dedicação o comando da Secretaria de Saúde de Davinópolis”. “Julimar me ajudou a ganhar a eleição, em 2012, bem como, em 2016, jamais poderia ficar de fora do governo”, disse.

“Temos que reconhecê-lo como nosso aliado”, frisou ele, que avaliou a situação do cenário econômico o qual enfrenta o país, principalmente nestes últimos três anos com a drástica redução dos impostos arrecadados.

Ivanildo Paiva ressalta a peregrinação em solicitar apoio aos deputados estaduais, federais e aos governos estadual e federal a liberação de recursos para investimentos em obras e projetos que resultem na melhoria da qualidade de vida da população davinopolitana. “A crise tem impacto fortemente os pequenos municípios da federação brasileira”, afirma.

O prefeito observou que “a redução dos recursos agrava os setores da saúde, da educação e da gestão municipal limitando os investimentos públicos”. “Se um deputado destina uma emenda, o governo acaba dificultando o pagamento desse recurso, muitas vezes acaba nem chegando”, diz.

Conquistas

Ivanildo Paiva assinalou que graças ao apoio do deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) foram disponibilizadas duas emendas que resultou no processo de modernização das unidades básicas de saúde de Davinópolis. “Temos equipamentos novos suficientes nos postos de saúde, que resultarão no melhor atendimento à população”, frisou.

Ao retornar à Secretaria Municipal de Saúde, Julimar Hilarino classificou como “um grande desafio diante da crise econômica que assola o país buscar melhorias para o setor da saúde pública de Davinópolis”. “Pra mim seria mais cômodo continuar como vereador, mas sei o tamanho do desafio e vamos enfrenta-lo”, disse.

Ele falou quando aceitou o convite do prefeito Ivanildo Paiva não perdeu tempo e tenta viabilizar recursos, inclusive junto ao deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB). “Tenho nesta quinta-feira (8) uma audiência com o promotor Newton Belo que busca explicações sobre os motivos do hospital construído pelo Estado está fechado, e vamos lutar para reabri-lo”, finalizou.?