Prefeitura lança campanha “Novembro Azul” de prevenção do câncer de próstata

A Prefeitura de Davinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) lançou a campanha “Novembro Azul” de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Objetivo é despertar a conscientização quanto à doença que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O secretário de Saúde, Julimar Hilarino, destaca o apoio do prefeito Raimundo Coquinho que ressalta a importância da realização de palestras e exames preventivos de combate ao câncer de próstata ao público masculino em Davinópolis. “A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga”, explica.

Julimar Hilarino observa ainda que “durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor, pois o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma”. “É de extrema importância que todos os homens, acima de 45 anos, participe das palestras e faça exames preventivos para verificar a incidência da doença”, concluiu.