Semus realiza abertura da campanha Dezembro Vermelho de mobilização contra o vírus HIV

Medida visa chamar a atenção para a prevenção da comunidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou nessa quinta-feira, 1º de dezembro, a solenidade de abertura da campanha Dezembro Vermelho, chamativo em forma de balões em praça pública, culto evangélico e café da manhã, sobre a mobilização nacional da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Meta é chamar a atenção da comunidade para a prevenção e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

De acordo com a secretária Edilene Sipaúba, a abertura do evento contou ainda com a realização de testes rápidos de HIV e Sífilis. “A nossa intenção é despertar a sociedade para prevenção todas as doenças sexualmente transmissíveis”, disse.

Segundo ela, a Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV, do tipo retrovírus, que ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

Tratamento

Vale lembrar que as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o sistema imunológico. Os medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

 

  • 02/12/2022
  • Divulgação
  • DECOM