XII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Davinópolis

Evento debateu o tema “O SUS no município de Davinópolis no pós pandemia da Covid-19

A XII Conferência Municipal de Saúde, realizada nessa quarta-feira (30) na igreja evangélica Nova Aliança, na Avenida Davi Alves Silva, no Centro, teve como tema “O SUS no município de Davinópolis no pós pandemia da Covid-19.

Na ocasião, o prefeito Raimundo Coquinho foi representado na cerimônia pelo Assessor de Articulação Política, Julimar Hilarino. Ele destacou que o tema “pós pandemia se faz necessária essa discussão produtiva devido o mundo ter parado em virtude da Covid-19”.

“Os pacientes precisam ser operados e os exames de alta complexidade tem que ser revisados, mas tudo isso foi deixado de lado, porém hoje existe uma demanda reprimida muito grande”, observou.

Ressaltou ainda que a pactuação de saúde com o município de Imperatriz, Davinópolis assim como outras cidades da região Tocantina acabam sendo ‘marginalizadas’, com pactuações que acabam não sendo cumpridas. “O SAMU de Imperatriz é pactuado com Davinópolis somente quando é para fazer uma ocorrência, pois na estrada quando o cidadão liga para o 192 alegam que se trata de outro município e acabam não atendendo”, citou.

Julimar Hilarino entende que “é preciso ser melhor discutido às pactuações na área da saúde pública com Imperatriz, devendo ter a sua efetividade no que for pactuado com a macrorregião de Imperatriz”. “Esse é um ponto que deve ser analisado com muita coerência com o município de Imperatriz”, pontuou.

O promotor de Justiça Thiago Oliveira, da Promotoria da Saúde, ressaltou que “no âmbito da saúde diz que é importante trabalhar com instrumentos de planejamento, pois muitas vezes o secretário está fazendo, mas ele (secretário) está vinculado ao plano estadual e/ou plurianual de saúde”. “Como promotor busco o plano anual e vejo o que está previsto a Secretaria de Saúde fazer, assim como pego o relatório anual de gestão e observo se foi feito; o que gastou e os projetos que precisam constar no relatório anual”, disse.

Segundo ele, “esses projetos e os feitos no relatório são de conhecimento público de toda cidade, pois todos os usuários precisam ter conhecimento do plano anual e do relatório anual de gestão da saúde em Davinópolis”. “É importante que a população participe das conferências municipais de saúde, para debater o que vai ser incluído no plano plurianual”, acrescenta.

O secretário de Saúde Adriano Lopes cumprimentou todos os servidores da saúde e a população e disse que há dois anos está à frente da pasta e que realiza no governo do prefeito Raimundo Coquinho uma gestão de saúde compartilhada. “Ninguém faz uma gestão sozinha, pois sempre digo isso, fato que gostaria de agradecer a todos”, disse.

Ele ainda cumprimentou o vereador-presidente da Câmara de Davinópolis, Juliano Abreu, e a todos os vereadores; o prefeito Raimundo Coquinho; a primeira-dama Érica Moreira e o vice-prefeito Lucas Paiva, representado pela esposa Carol. “Trabalho como médico de forma contínua há oito anos na saúde pública em Davinópolis, sendo dois deles como gestor contribuindo com a melhoria e os avançados da saúde do nosso município”, concluiu.

• 30/03/2022
  • divulgação