Agentes de saúde e de endemias intensificam combate ao mosquito da dengue

Eles realizam visitas domiciliares e orientações à comunidade do bairro Cidade Nova

Agentes de saúde e de endemias intensifiram nesta semana visitas domiciliares para levar orientações sobre o mosquito da dengue, e outras arboviroses, no bairro Cidade, em Davinópolis. Objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença que, em casos graves, pode levar ao aparecimento de manchas vermelhas na pele, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento nas mucosas, gengiva, nariz e queda na pressão arterial.

A secretária de Saúde, Edilene Sipaúba, orienta que neste período de chuvas para prevenir doenças transmitidas pelo inseto é fundamental evitar o acúmulo de água parada, onde ocorre a proliferação, fato que, é importante manter a higiene do local para evitar os ovos do Aedes aegypti.

“Esse é um esforço coletivo, onde todos devem verificar se não tem água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e ouros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Além disso, é importante tapar os caixas d’água, manter as calhas limpas, deixar garrafaas com a boca para baixo, limpar, semanalmente, e encher os pratos de vaos de plantas com areia, e manter lixeira bem tampadas”, recomenda.

Sintomas

A febre alta é um dos principais sintomas da doença, como também dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelha pelo corpo. As pessoas mais idosas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. 

  • 26/03/2024
  • Divulgação
  • DECOM