Ato Público contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocorre nesta terça-feira (18) em Davinópolis

A Prefeitura Municipal de Davinópolis por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES),  Secretaria de Educação (SEMED) , Secretaria  Saúde (SEMUS), Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, CRAS, Conselho Tutelar e NASF realizou na manhã desta terça – feira (18)  ato público de manifestação e luta contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Esta Caminhada, que foi alusiva às solenidades do ‘Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, contou com a participação de diversos seguimentos e percorreu algumas das principais ruas da cidade, o ato teve sua culminância na Praça Municipal João Paulo II, no centro da cidade .

O que é violência sexual?

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

• 18/05/2021