Democracia: Prefeitura de Davinópolis adota Orçamento Participativo

A Administração Municipal, com o objetivo de propiciar uma participação efetiva dos cidadãos na proposta anual orçamentária, lança o Link para Orçamento Participativo. Deste modo, a Prefeitura de Davinópolis disponibiliza formulário que permite aos cidadãos apresentar sugestões para o orçamento municipal.

De acordo com  a PORTARIA Nº. 005/2021-GABCIVIL DE 16 DE MARÇO DE 2021, qualquer cidadão poderá enviar sugestões/propostas serão analisadas pelas Secretarias Municipais e as sugestões aptas e não contempladas no PPA/2021 serão analisadas e sendo pertinentes serão incluídas na proposta orçamentária a ser enviada ao Legislativo Municipal.

Essa ação demonstra total transparência da gestão municipal, pois Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. De acordo com o Secretário Chefe de Gabinete Civil, Ires Carvalho, esse é um instrumento relevante para o desenvolvimento da gestão municipal ,” O Orçamento Participativo é um mecanismo direto de participação popular. Através dele, a população discute e decide sobre o orçamento público e as políticas públicas, e faz o levantamento das necessidades de seu setor para discutir as prioridades de acordo com o orçamento do município”, ressalta.

Fica disponibilizado o seguinte link: https://www.davinopolis.ma.gov.br/orcamento-participativo

• 18/03/2021