Nota de esclarecimento

Adiamento de Salário e Vale Alimentação

A Prefeitura Municipal de Davinópolis vem a público esclarecer sobre o adiamento da remuneração dos servidores efetivos do município e pagamento de vale alimentação. É de conhecimento público que vivenciamos uma pandemia de escala mundial, e essa situação de catástrofe não só evidencia o caos da saúde pública em todas as cidades do país, como também nos demais seguimentos de trabalho na esfera municipal.

Desde os primeiros meses do ano de 2020 o corte dos repasses federais e outras quedas de recursos, principalmente na área da educação ocasionaram em complicações de engenharia financeira e organização de pagamento dos servidores municipais. Devido a essa problemática, inevitavelmente os vencimentos tiveram que sofrer alterações de datas, Pois se fez necessário complementar dois ou mais repasses para que o compromisso do pagamento fosse realizado. Por esse motivo em específico, os salários estão sendo pagos após o dia 10 de cada mês.

Enquanto gestão, todas as reivindicações realizadas pelos funcionários e órgãos sindicais estão sendo ouvidas e debatidas, e, também ressalta o respeito e a priorização com todos os acordos coletivos firmados com a categoria da educação em anos anteriores. No entanto, estamos passando por momentos de reajustes e reorganizações financeiras que nos faz ter grandes obstáculos para assim firmar o compromisso do pagamento até o 5° dia útil mensal. Lamentavelmente, todos os municípios da união estão sofrendo esse tipo de baixa financeira, essa não é uma realidade exclusiva de Davinópolis.

A situação do Vale Alimentação é similar, pois também necessita da entrada de recursos em caixa, por isso está sendo pago após o dia 20 de cada mês. Em relação ao pagamento do vale neste mês de Janeiro, a expectativa é que o repasse do ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços - caia nesta segunda-feira (25) e na terça-feira (26) já estará nas contas de todos os funcionários.

Fica aqui registrado que toda a equipe administrativa municipal não tem medido esforços para que esses compromissos sejam firmados em tempo hábil. A situação atual é desconfortável para todos, até porque salário é dignidade, é necessidade, é valorização. E esse é o pilar principal da atual Gestão: a valorização do ser humano. Desde o início da atual gestão medidas estão sendo tomadas para que essa situação se resolva ainda nos próximos meses.  Vivemos dias de esperança e expectativa, pois com a chegada da vacina em solo davinopolitano cremos que a normalidade enfim seja instalada aos poucos. Tenhamos fé em Deus que dias melhores virão.

• 24/01/2021
  • Ascom